domingo, 20 de março de 2011

VW Gol x Fiat Palio automatizados

Os titulares das duas maiores torcidas abrem disputa também no campo dos câmbios automatizados

VW Gol x Fiat Palio automatizados
Volkswagen Gol e Fiat Palio são adversários históricos. Um comparativo entre eles é tão disputado quanto um clássico no futebol. Desta vez, alinhamos as versões equipadas com transmissões automatizadas. De um lado, com uniforme prata, está o Gol Power 1.6 I-Motion; de outro, com camisa vermelha, o Palio 1.8 ELX Dualogic. Um analista esportivo diria que os dois têm bons retrospectos, mas que cada time vive momentos diferentes. O Gol entra em campo renovado, enquanto o Palio – apesar da boa forma conseguida graças a uma reestilização recente – espera por uma nova geração para 2011. Como em todo jogo entre grandes equipes, no entanto, o resultado do confronto é imprevisível. Quando a bola rola, tudo pode acontecer.
>> CLIQUE E ASSISTA AO VÍDEO COM GOL IMOTION E PALIO DUALOGIC

Diferenciais exclusivos Gol e Palio disputam o mesmo consumidor, mas têm táticas diferentes. A VW oferece acabamento mais cuidadoso e mecânica mais sofisticada, a preço mais elevado. Já a Fiat procura ter melhor relação custo-benefício com um carro com bom nível de equipamento a preço mais atraente. O Gol é um carro que tem acabamento de aparência simples, mas preza pela qualidade dos materiais e pelo encaixe das peças. O Palio é mais sofisticado, com a variação de materiais no painel e a aplicação de tecido macio nos bancos, mas descuida dos detalhes construtivos. Em contrapartida, o preço do Gol é mais alto que o do Palio. O Gol Power 1.6 I-Motion básico custa 39 110 reais, enquanto o Palio 1.8 ELX Dualogic básico sai por 38 030 reais (precos apurados no fechamento da reportagem, em dezembro de 2009).

Os dois adversários trazem direção hidráulica, desembaçador traseiro, tomada 12 V, sistema imobilizador do motor e limpador do vidro traseiro, entre os itens de série. O Gol tem ainda abertura elétrica do porta-malas – enquanto no Palio o sistema é mecânico – e coluna de direção regulável em altura e profundidade, sendo que o Palio permite apenas ajuste na altura. Como diferenciais exclusivos, o Gol conta com pré-instalação para som com seis alto-falantes e banco do motorista com regulagem de altura. O Palio, por sua vez, adiciona uma extensa lista de itens básicos, como sistema de alerta de limite de velocidade, computador de bordo, comando de abertura do tanque de combustível, bancos antimergulho, sistema de personalização de funções My Car, Follow Me Home, sistema de corte de combustível FPS em caso de acidente e porta-óculos.

Para este comparativo, as fábricas enviaram versões completas, com rodas de liga leve, frisos cromados, volante multifuncional com borboletas para acionamento do câmbio (VW) e sensores crepuscular e de chuva (Fiat), entre outros itens, ao custo de 52 171 reais para o Gol e 50 643 para o Palio. Mas, considerando modelos menos equipados que contenham essencialmente ar-condicionado, direção hidráulica, ABS e duplo airbag, o comprador do Gol deve optar pelo modelo básico mais dois pacotes de equipamentos chamados Módulo ABS e Airbag e Módulo Kit V, que além dos itens acima incluem travas, vidros e retrovisores elétricos, alarme keyless, abertura remota do portamalas, luz de leitura dianteira e chave canivete. O preço, aí, fica em 46 145 reais. No caso do Palio, é necessário encomendar os pacotes que atendem pelos nomes HSD (High Safety Drive), para ABS e airbag, e Kit Attractive, com ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros com funções um-toque antiesmagamento, travas elétricas e travamento automático das poRtas a 20 km/h. Desse jeito, o preço fecha em 44949 reais.

Além dessas diferenças de acabamento e conteúdo, há particularidades conceituais que acompanham as marcas. A Volkswagen, por exemplo, calibra a suspensão no modo firme e comunicativo, no que diz respeito às interações com o piso. A Fiat, ao contrário, privilegia o rodar confortável, com um ajuste mais macio da suspensão. Por outro lado, na hora de temperar motor e câmbio, a VW busca a suavidade e a Fiat, a agressividade. No Gol, o motor trabalha mais redondo, com menos vibração e acelerações progressivas, enquanto as trocas de marcha do câmbio automatizado ocorrem sem trancos. Já no Palio o motor é mais ruidoso e as mudanças de marcha, mais bruscas – um comportamento acentuadamente mais esportivo. Ainda assim, vale dizer que seu câmbio Dualogic recebeu uma calibragem que oferece trocas bem mais confortáveis que no Stilo e no Linea.

Equilíbrio
Os dois hatches usam transmissão do mesmo fornecedor, a Magneti Marelli. As diferenças estão na calibragem que determina o momento das mudanças (baseado no giro e na carga do motor) e na disposição do sistema no carro. No Palio, o módulo foi acoplado sobre a caixa de marchas, por isso a alavanca ficou em uma posição mais elevada, em comparação com a de um câmbio manual. Já no Gol o módulo está instalado ao lado da caixa de marchas, ocupando mais espaço lateral (o motorista não vê). Tanto Gol como Palio têm a opção das trocas de marcha no modo automático ou manual e programação esportiva, acionada por meio de uma tecla “S”, que promove mudanças mais rápidas e em rotações mais elevadas que o programa original. Para diminuir o “salto” de rotações durante as trocas, a VW encurtou as relações de segunda, terceira e quarta marchas, enquanto a Fiat optou por encurtar o diferencial, em relação à transmissão manual. Nas frenagens, o sistema da VW é mais presente, fazendo mais reduções que o da Fiat, que deixa para o freio quase todo o esforço na hora de parar. Nos dois casos, mesmo quando adota o modo manual, o motorista não precisa controlar as reduções.

Na pista, pode-se dizer que os dois andaram juntos. O Palio foi ligeiramente melhor nas provas de desempenho. Ele fez o tempo de 11,5 segundos, nas acelerações de 0 a 100 km/h, contra os 12,2 conseguidos pelo Gol. Nas medições de consumo, o Gol deu o troco na mesma moeda, com as médias de 7,9 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, enquanto o Palio ficou com 7,5 km/l no percurso urbano e 9,3 km/l no rodoviário. A maior diferença de rendimento surgiu na hora de parar. Durante os testes de frenagem, vindo a 80 km/h, o Gol precisou de 25,5 metros para frear e o Palio gastou 27 metros. Algumas características do DNA das marcas também ficam mais evidentes durante os testes. Bom exemplo é a acuidade dos velocímetros originais. O instrumento do Gol, mais próximo do real, indicava 100 km/h, quando a velocidade mostrada pelo equipamento de teste era de 97,8 km/l. E o do Palio apontava 100 km/h aos 91,6 km/h. Outro detalhe: a direção do Palio, mais esportiva e direta, apresentou 2,75 voltas entre batentes, contra as três voltas do Gol.

Esse é o tipo de jogo equilibrado que muitas vezes se resolve nos descontos do árbitro. Por ter uma dirigibilidade mais precisa, a possibilidade de optar pela troca das marchas no volante (item que é opcional no VW, mas ausente no Fiat) e ser dono do projeto mais moderno, que deve permanecer sem alterações por algum tempo, o Gol consegue livrar vantagem sobre seu arquioponente e desempatar o placar a seu favor.



I-MOTION



DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO
A suspensão firme é típica dos Gol. A direção não exige esforço e o freio demonstrou eficiência.
★★★★

MOTOR E CÂMBIO
O motor tabela bem com o câmbio, e o conjunto apresenta reações mais suaves que as do rival.
★★★★

CARROCERIA
O design é moderno e o acabamento, embora simples, agrada pela qualidade da manufatura.
★★★★

VIDA A BORDO
O espaço é bom para a categoria e o motorista tem banco com regulagem de altura e volante com ajuste de altura e distância.
★★★★

SEGURANÇA
Freios ABS e duplo airbag são itens opcionais.
★★★

SEU BOLSO
Completo, ele custa cerca de 2 000 reais a mais que o Palio.
★★★



DUALOGIC



DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO
A suspensão suave permite que a carroceria oscile, nas curvas. A direção é rápida, mas os freios mostraram-se menos eficientes que os do Gol.
★★★

MOTOR E CÂMBIO
Com maior deslocamento, o motor gera mais potência e obteve melhor rendimento na pista. O câmbio tem reações mais bruscas.
★★★★

CARROCERIA
O visual dá sinais de cansaço, depois das sucessivas reestilizações por que passou. O acabamento é menos cuidadoso na confecção das peças.
★★★

VIDA A BORDO
Acomoda bem quatro ocupantes e tem mais itens de série, como computador de bordo e Follow Me Home.
★★★★

SEGURANÇA
O Palio tem alerta de limite de velocidade, bancos antimergulho e corte de combustível em caso de acidente de série. ABS e duplo airbag são opcionais.
★★★★

SEU BOLSO
Ele é mais equipado, custa menos e seu seguro tende a ser mais barato que o do Gol.
★★★★



VIDA MANSA

A popularidade dos câmbios automáticos e automatizados tem crescido de forma expressiva no mercado brasileiro. O número de veículos nacionais equipados com esses tipos de transmissão passou de 2%, em 2000, para 7%, em 2008. Em 2009, deve chegar a 8%. Entre as causas para o sucesso, segundo as fábricas, estão a redução de preço dos equipamentos, em razão do desenvolvimento tecnológico, e o aumento dos congestionamentos nas grandes cidades, que submetem os motoristas ao uso cansativo da embreagem.




VEREDICTO

Na soma das estrelas, ao lado, houve empate. O Palio atrai pela relação custo-beneficio, porque o Gol é mais caro, chegando a custar até 2 000 reais a mais na versão mais completa com conteúdos semelhantes. Mas o Gol tem melhor conjunto e se destaca pela atualidade do projeto, contra um Palio que muda em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário