domingo, 20 de março de 2011

FOCUS SEDAN GLX X NEW FIESTA SE

ENTRE SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS, ELES TÊM ALTO PODER DE SEDUÇÃO


Focus Sedan GLX x New Fiesta SE
Hoje, quem está com um olho no Focus tem outro no New Fiesta. Ou vice-versa. E, se não estiver, deveria estar. Vistos de perfil, são próximos em tamanho e, entre semelhanças e diferenças, também em poder de sedução. O New Fiesta iniciará o approach pelo design mais avançado, enquanto o Focus investe na sobriedade. Um vendedor mais objetivo iniciaria o discurso com algo do tipo: “Este tem sete airbags, bancos de couro. Já este é mais caro, porém, traz espaço amplo e motor 2.0”. Eles compartilham o DNA e os valores da família, mas suas personalidades são bem distintas.

A princípio, eles sequer seriam comparáveis, pois são de segmentos diferentes. Mas, lado a lado, equipamento por equipamento e alinhados por preço, o confronto é inevitável, como ocorre com Civic e City. Sabendo disso, a Ford bem que tentou apartar a confusão, reservando o Focus Sedan 1.6 a frotistas e criando um degrau de 6 720 reais entre a versão topo de linha do New Fiesta SE completo (54 900 reais) e a de “entrada” do Focus Sedan 2.0 GLX (61 620 reais). Ainda assim, será inevitável que, ao entrar na revenda, o interessado não olhe, com razão, para os lados.

À primeira vista, o New Fiesta larga na frente. Suas linhas angulosas trazem uma sensação constante de movimento. O Focus, por sua vez, traz linhas maduras, sóbrias e menos chamativas. A traseira não é tão ousada como a do Fiesta. Mas causa boa impressão. Visto de frente ou de traseira, ao lado de um Focus, o New Fiesta é visivelmente um compacto com 1,72 metro de largura, contra 1,84 metro do Focus.

Mas há outras semelhanças entre os dois. Ambos usam rodas de liga leve (de 15 polegadas e pneus 185/60 no New Fiesta e 16 polegadas e 205/60 no Focus). Os dois têm ar-condicionado analógico, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, travas e retrovisores elétricos. Os rádios de ambos tocam MP3, e até o comprimento é bem próximo: 4,41 metros no New Fiesta, ante os 4,48 do Focus.

Nos porta-malas, a diferença de 86 litros (440 contra 526) pode deixar uma mala grande de fora do New Fiesta, se comparado ao Focus. Lembra a diferença de largura? Ela também limita o espaço traseiro do sedã compacto a dois adultos e uma criança, ou três adultos apertados, o que não acontece no Focus. Ao menos, todos viajarão com cintos de três pontos, encostos de cabeça e espaço confortável para as pernas e cabeça em ambos os carros. No New Fiesta, é possível até contar com saídas de ar traseiras.

Na hora de zelar pela segurança, o Fiesta ganha: são sete airbags contra dois. Os bancos de couro também se mostram mais atraentes que os de tecido do Focus. Até a cadeirinha do bebê encaixa melhor no Fiesta, que tem ganchos de fixação próprios no assento traseiro. O Focus, ao menos, traz faróis de neblina de série. Freios com ABS e EBD aparecem nos dois.

No Focus, o motorista encontra um painel mais tradicional, regulagens amplas, tanto de volante como de bancos, e um quadro de instrumentos com leitura agradável. Os detalhes cromados dão um toque de requinte. No New Fiesta, o radicalismo lembra o adotado no Honda Civic – o volante é até parecido com o do japonês. Como no Civic, há pequenas janelas laterais na coluna A, para ampliar a visibilidade.

Com as mesmas regulagens de assento e volante que o Focus, o Fiesta traz ótima posição de dirigir, como no sedã maior. Porém, os bancos do compacto abraçam mais. Estar ao volante do New Fiesta lembra, veja só, o Civic, outra vez. Aliás, enquanto o Focus é um típico representante de carro europeu, o Fiesta demonstra inspiração nos japoneses mais atuais.

Mesmo com uma boa dose de equipamentos, ambos se mostram carentes de alguns predicados: acendimento automático de faróis, sensor de chuva, controle de velocidade de cruzeiro? Nenhum tem. Fechamento dos vidros no alarme? Também não. O New Fiesta adota só um sinal sonoro que avisa sobre cinto desatado, chave no contato e luz acesa.

Ao volante, o New Fiesta é ágil nas respostas e instiga a andar mais rápido. A suspensão é confortável, mas seu acerto revela suas intenções mais joviais. O motor Sigma 1.6 16V, de 115 cv, é competente: não falta força em retomadas ou acelerações. Um conjunto bem acertado, digno de um hatch esportivo. Porém, ao ser confrontado com o Focus, esse novato tem seu brilho ofuscado. A suspensão multilink na traseira do Focus mantém o permanente contato da roda com o solo e proporciona uma segurança que o sistema de eixo de torção do Fiesta não consegue acompanhar. Já a resposta ao volante pode não ser tão rápida quanto a do Fiesta, mas é mais precisa. É um carro que pode ser guiado rápido e sem sustos, sem fazer a família reclamar da sua tocada de piloto. O Duratec 16V de 148 cv dispensa apresentação: é um dos melhores 2.0 atuais.

Como esperado, o motor do Focus demonstrou sua superioridade na pista: 0 a 100 km/h com 1,2 segundo mais rápido que o 1.6 16V do Fiesta. E também apresentou retomadas um pouco melhores. O troco do novato surge nas frenagens e no consumo – o New Fiesta chega a rodar 2 km extras para cada litro de combustível consumido na estrada. Na cidade, também foi mais econômico.

Falando com o coração, o Focus cativa ao volante e ainda oferece espaço maior e opção de câmbio automático – o Fiesta trará isso em breve. Mas, na prática, é difícil resistir ao New Fiesta. Além do preço inferior, você tem farto pacote de equipamentos, projeto mais moderno e desempenho que não desaponta. A Ford sabe disso e, até o fim do ano, recheará o Focus de entrada. Terá porta-luvas refrigerado, sistema de partida sem chave, sensores de chuva e farol e um sistema de som mais completo, já adotado na versão Ghia, conforme adiantamos na edição passada. Se mantiver o preço atual, pode deixar o consumidor ainda mais em dúvida quando entrar na concessionária.



FOCUS SEDAN

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO
Traz uma aula de precisão ao volante. Leva o prazer de dirigir a um padrão mais elevado.
★★★★

MOTOR E CÂMBIO
A motor 2.0 se impõe na pista.O câmbio traz engates certeiros.
★★★★

CARROCERIA
É sóbria e elegante, mas não é a mais atual do segmento. E o Focus, como sedã, ainda não convenceu.
★★★★

VIDA A BORDO
Os cromados trazem requinte e o sistema de som tem boa qualidade. A amplitude de regulagens para o motorista agrada.
★★★★

SEGURANÇA
Airbag duplo, ABS e cinto de segurança de três pontos para todos. O New Fiesta também tem tudo isso e um pouco mais.
★★★★

SEU BOLSO
Garantia de três anos e desempenho superior ao do New Fiesta. É tentador, mas não o suficiente.
★★★




NEW FIESTA

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO
Direção leve, de resposta rápida e ágil, e suspensão bem equilibrada. Lembra um hatch no comportamento.
★★★

MOTOR E CÂMBIO
Não anda tanto quanto o Focus, mas compensa no consumo e na agilidade na cidade.
★★★★

CARROCERIA
Traz como principal arma o design, o mais atual da linha.
★★★★

VIDA A BORDO
O recheio de equipamentos é um argumento poderoso. O interior é compacto, mas aconchegante.
★★★★

SEGURANÇA
Sete airbags e pontos de fixação de cadeirinhas deixam o New Fiesta acima de vários sedãs médios neste aspecto.
★★★★

SEU BOLSO
Garantia de três anos, preço e consumo menores que o do Focus. É tentador.
★★★★




VEREDICTO

O Focus vence nos quesitos desempenho e espaço. Só que o New Fiesta chega colado nele, nesses atributos, e vence nos demais. Traz design mais atual, mais equipamentos e dirigibilidade agradável e ainda por cima é mais econômico. O Focus terá de ganhar esse banho de loja prometido em breve.




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