sexta-feira, 18 de março de 2011

Dodge Journey x Peugeot 3008

Dodge Journey x Peugeot 3008
Este será um jogo de semelhanças e diferenças. Tanto o Dodge Journey SE quanto o Peugeot 3008 Griffe são crossovers, veículos de definição difusa, mas que têm por princípio mesclar propostas. Neste caso, a mesma modularidade das minivans com a maior altura em relação ao solo dos SUVs. Também são importados de tração dianteira com preços na casa dos 80 000 reais (79 900 reais o Journey SE e 86900 reais o 3008 Griffe). As semelhanças terminam aí. O Dodge segue a receita norte-americana, de carros e motores grandes. O 3008 adota a linha europeia, de carrocerias e motores menores. É nas diferenças entre eles que reside a decisão sobre o vencedor. Conheça-o a seguir.

2º Dodge Journey SE

O Dodge Journey SE foi criado para ser o modelo de entrada da linha. Custava 82900 reais, mas já teve seu preço reduzido para 79900 reais para igualar o preço do competidor da Peugeot em sua versão mais barata, a Allure. O problema é que ele foi muito empobrecido.

Ainda que continue imponente, com seus 4,89 metros de comprimento, 1,88 metro de largura e 1,75 metro de altura, o Journey SE não traz rodas de liga leve nem de aro 17, como seu concorrente. O que o equipa são rodas de aro 16, de ferro, cobertas por calotas. Não há computador de bordo, Bluetooth ou bancos de couro. Por outro lado, o crossover da Dodge oferece CD player com MP3 para seis CDs ou DVDs, ar-condicionado, direção hidráulica, oito airbags, ABS e ESP, além do motor 2.7 V6 de 185 cv e 25,5 mkgf, que mais atrapalha que ajuda.

Primeiro, porque ele oferece potência e torque pequenos para seu tamanho. Turbinado, o motor do 3008, 1.6, quase empata com o Dodge em torque e fica devendo 29 cv em potência. Isso se reflete em números piores de aceleração e retomada.

Segundo, porque não é só o desempenho que deixa a desejar: o consumo também. Se na estrada o Journey quase empata com o 3008 na cidade (11 km/l, contra 10,9 km/l do Peugeot), em circuito urbano ele faz 7,7 km/l, ou 3,2 km/l a menos.

Com 2,89 metros de entre-eixos, seria de esperar que ele tivesse muito mais espaço interno que o 3008, de apenas 2,61 metros de entre-eixos. Pois os quase 30 cm de vantagem do Dodge se perdem na ancoragem da segunda fileira de bancos, feita mais adiante do que seu entre-eixos permitiria. Na prática, os passageiros do banco traseiro do crossover da Dodge viajam como os do Peugeot.

Neste comparativo, em que o Journey SE enfrenta o 3008 Griffe, o mais caro, o Peugeot poderia sair em desvantagem, mas mesmo a versão Allure do 3008 oferece mais do que a SE do Journey. Pelo mesmo preço. E não vai mudar no ano que vem, como o Dodge, que recebeu uma bela renovação no interior. Isso já deixa o modelo atual defasado.

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO Com direção menos direta e suspensão macia, o Journey é mais voltado ao conforto.
★★★

MOTOR E CÂMBIO O câmbio automático de seis marchas é bom, mas o motor V6 2.7 rende menos do que poderia.
★★★

CARROCERIA O estilo quadrado pode parecer anacrônico, mas tem seus fãs. O que joga contra são as rodas de ferro com calotas.
★★

VIDA A BORDO Por seu tamanho, seria natural ele oferecer mais espaço, mas isso só acontece no porta-malas.
★★★

SEGURANÇA Cheio de recursos, o Dodge não deve nada a ninguém na proteção a seus ocupantes.
★★★★

SEU BOLSO Por 79 900 reais, ele está ao alcance de um maior número de compradores.
★★★

1º Peugeot 3008 Griffe

Como já deixamos claro, a vantagem do 3008 em relação ao Journey não reside na idade dos projetos (o Peugeot 3008 é só um ano mais novo), mas sim nas diferenças de concepção. O Peugeot é mais de meio metro menor (4,37 metros), mas oferece o mesmo espaço interno. Em troca, o Dodge dispõe de um porta-malas 246 litros maior. É pouco perto do que o meio metro de vantagem poderia lhe dar. O 3008 tem motor 1,1 litro menor, mas anda mais rápido. Custa a mesma coisa, na versão Allure, mas oferece mais itens de conforto e conveniência. Em suma, ele não foi criado com gasolina barata e muito espaço para se espalhar. Nasceu na Europa, em meio a ruas estreitas, com gasolina cara e preocupação com o ambiente. Veio para oferecer mais por menos. E venceu.

Como já dissemos na apresentação do carro, o motor 1.6 turbo é uma síntese dos novos tempos. Tem injeção direta de combustível, bomba d’água, alternador, bomba de óleo e compressor de ar-condicionado controlados, para penalizar menos o motor, uma bobina por cilindro e turbo, que força o motor a admitir mais ar e melhora o aproveitamento da gasolina. Gera 156 cv e 24,5 mkgf.

Além de meio metro menor que o Dodge, o 3008 é bem mais leve. Pesa 1480 kg, com a ajuda de itens como capô de alumínio e para-lamas dianteiros de Noryl. O resultado prático disso é o banho que o Peugeot dá no Journey em termos de desempenho, consumo e frenagens.

O interior, moderno e melhor que o do Journey, que usa um painel ruim de visualizar, tem seus pecados. O sistema de som é o mesmo da família Citroën C4 e os comandos de seta e faróis são os mesmos do Peugeot 207 brasileiro. Isso dá, como se diria em bom francês, um tom de déjà vu.

Se pagar 7000 reais a mais pela versão Griffe do Peugeot parece mau negócio, mesmo diante de seu conteúdo e do teto de vidro, que dá uma bela sensação de espaço, considere a versão Allure. Ela é rápida e segura como a Griffe e mais equipada do que o Journey, mas mais amiga do bolso.

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO Mais leve e firme que o Journey, o 3008 para em espaços curtos e se porta bem nas curvas.
★★★★

MOTOR E CÂMBIO O trem de força do 3008 fez a diferença na sua vitória. Forte e eficiente.
★★★★

CARROCERIA O 3008 é mais bonito ao vivo e tem dimensões compactas, que ajudam a viver melhor na cidade.
★★★★

VIDA A BORDO Bem equipado, o Peugeot aproveita bem o espaço que a cabine oferece.
★★★★

SEGURANÇA Se o Journey tem oito airbags, ESP e ABS, o 3008 também os oferece, assim como fixações Isofix.
★★★★

SEU BOLSO O Griffe é 7000 reais mais caro que o Allure, mas seu conteúdo justifica a diferença.
★★★

VEREDICTO
Em tese, o tamanho colocaria o Journey numa categoria superior à do 3008. No entanto, o preço os aproxima. Mas a vantagem de largada do Dodge é diluída à medida que eles se confrontam pontualmente. O 3008 leva por combinar arquitetura moderna e ótimo rendimento, sem abrir mão de um atraente pacote de equipamento.



 

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